» » » Perigo: detectada ameba de água doce que se alimenta de cérebros humanos

O Departamento de Saúde Publica de Arkansas, nos Estados Unidos, revelou recentemente o registro de mais um caso de meningite aguda por intoxicação parasitária.



Este quadro raríssimo é causado por uma ameba que penetra no corpo humano pelas vias respiratórias e se aloja na cabeça, alimentando-se de tecido cerebral.

Trata-se da espécie Naegleria Fowleri, uma ameba de água doce que habita as capas sedimentarias de lagos ou lagoas de águas mornas. Um dos casos mais recentes teve como vítima a jovem garota  Kali Hardig, de doze anos.

Autoridades de saúde local acreditam que ela ficou doente após nadar no lago de um parque aquático (foto acima). Lagoas como esta são povoadas por bactérias que fazem parte da dieta básica da ameba Naegleria Fowleri (foto abaixo).

Tudo muda quando esta ameba se aloja no corpo humano. Quando isso acontece, seu alimento predileto passa a ser o tecido cerebral. Por isso, sua atuação causa uma variante de meningite parasitária denominada Meningoencefalite Amebiana Primaria.

Este tipo de incidente pode ocorrer durante o verão, quando é comum que as pessoas se banhem em lagos. Isto facilita a absorção da ameba pelas fossas nasais. A intoxicação se manifesta imediatamente, causando dor de cabeça fortíssima, vômitos e contratura no pescoço.

Progressivamente, os sintomas se agravam até induzir o paciente a um estado de coma seguido por morte. Estudos científicos permitem que os especialistas conheçam a localização geográfica deste tipo de parasita.

O estado da Flórida, também nos Estados Unidos, registrou outra ocorrência. Desta vez envolvendo o jovem Zachary Reyna, de doze anos.

Infelizmente ainda não foi determinado o motivo pelo qual algumas pessoas são infectadas e outras não. Já foram registrados 128 casos similares nos Estados Unidos entre os anos de 1962 and 2012.

Confira abaixo um vídeo da NBC News sobre os dois mais notórios casos de manifestação da doença.




Cpx24.com CPM Program
-->

Postador Moderador

Seja Bem Vindo ao Maior blog de Entretenimento do Brasil. Deixe abaixo os seus comentários. Obrigado por sua visita e volte sempre!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: